quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O tempo passa... o tempo voa...


Tem gente que começa o ano querendo fazer um montão de coisas, tudo ao mesmo tempo. Por não ter uma vida organizada, o tempo voa, e acabam não concretizando o que planejaram.

Muito da nossa falta de qualidade de vida tem mais a ver com a desorganização do nosso tempo. O sedentarismo é apenas uma conseqüência natural. Com a desorganização de nossa agenda, não sobra tempo para se fazer exercícios, dormir bem e comer com tranqüilidade.

Recentemente, um estudo conduzido por pesquisadores britânicos mostrou que quem levar uma vida sedentária pode acelerar o processo do envelhecimento. Foram pesquisados 2.401 gêmeos, e concluíram que os que eram fisicamente ativos durante seu tempo de lazer eram também "biologicamente mais jovens" do que os que não se exercitavam. Numa outra pesquisa, foram retiradas amostras de sangue para fazer uma análise do DNA de cada um. Os pesquisadores identificaram que os telômeros - seqüências de proteína encontradas nas extremidades do DNA - tinham menor tamanho entre os gêmeos sedentários. Os cientistas esclarecem que os telômeros oferecem proteção às células, mas conforme as pessoas vão envelhecendo, eles vão naturalmente diminuindo de tamanho, deixando-as mais vulneráveis a danos e à morte.

As escrituras nos mostram que quem conseguir organizar melhor o seu tempo será uma pessoa com sabedoria para viver bem a vida.

Salmo 90:12
“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria”

Uma paráfrase deste texto ficaria assim: “Nos ensine a fazer o melhor com o nosso tempo, para que possamos crescer em sabedoria”.

Um dia eu pedi um conselho a um amigo, David Kornfield, sobre como organizar melhor o meu tempo. Ele me disse que a primeira coisa que eu deveria aprender era: aprender a dizer não.
Gente, não dá pra se fazer tudo ao mesmo tempo! Nenhum de nós, por mais que se esforce, irá ganhar o diploma de onipresença. Muito do nosso desgaste vem por não sabermos dizer não para algumas coisas. Tentamos impressionar alguém ou agradar a todo mundo, e acabamos nos vendo enroscados com o tempo, agenda, disposição e até com a nossa saúde.

Precisamos de uma vida mais equilibrada e saudável.
É importante se dedicar ao trabalho e ser um bom profissional, mas também é bom termos um tempo de lazer, brincar com os filhos, sair para namorar com a esposa, se reunir com os amigos para rir, dizer a alguém que ama, dar um beijo apaixonado na sua esposa/marido, elogiar a alguém, curtir a vida de maneira santa.

Pastor Enésio Rodrigues -Comunidade Carisma

Nenhum comentário: